sábado, 19 de dezembro de 2009

Slam Dunk

É hora do Gênio entrar!!!

Mega sucesso em sua época, Slam Dunk é uma obra sobre basquete colegial japonês
que conta a história de Sakuragi Hanamichi um estudante delinquente que acabou
de sair do ginásio.


Ao entrar no colégio Shohoku, Sakuragi já começa o ano tomando uma cortada de uma garota no qual ela diz que gosta de um cara do time de basquete de outro escola, desolado e puto de raiva Sakuragi não quis escutar nada sobre basquetebol na sua frente virando também motivo de chacota de seus amigos, ...mas no mesmo dia ele acaba conhecendo uma garota que faz
despertar seu coração. Hanamichi possui um curriculo de "foras" tomados de
garotas desde o tempo do ginásio, sendo que nunca conseguiu sair com uma até
então.

Essa tal garota chamava-se Akagi Haruko que também acabava de entrar para o colegial. Quando conversava com Sakuragi, Haruko-chan (era o modo carinhoso de
Sakuragi falar com ela) viu que Hanamichi tinha um físico ideal para poder jogar basquete e
que sua altura é parecida com a de "Rukawa".
Não dando outra e apenas para agrada-la, Hanamichi disse que gostava de basquete depois de ser perguntando por Haruko.

Hanamichi não acostumado a conversar com garotas, pensa que esse tal Rukawa é
namorado de Haruko e já começa a perder as esperanças de conquista-lá, até que num certo evento depois de uma confusão com os encrenqueiros do 3° ano, Hanamichi acaba conhecendo Kaede Rukawa que sozinho detonou os alunos do 3° ano.

Rukawa como já era jogador de basquete no colegial entra na seletiva de jogadores que vão entrar no time de basquete do colegio, Sakuragi também resolve entrar definitvamente depois de certos acontecimentos com o capitão do time Akagi, sendo que ele é irmão de Haruko.

Apartir daí Sakuragi e Rukawa se tornaram eternos rivais.

-----------------------------------------------------------------
Time Shohoku:

O time de basquete do cólegio Shohoku situada na provincia de Kanagawa nunca teve um bom time e jamais entrou na lista do melhores da região.
Mas isso mudou quando um novo time foi formado pelo prof. Anzai.

O time principal é atualmente formado por 2 alunos do 3° ano, 1 aluno do 2° ano e 2 alunos do 1° ano.

Sendo eles em ordem, Akagi Takenori, Mitsui Hisashi, Myagi Ryota, Rukawa Kaede e Hanamichi Sakuragi. sem esquecer também do reserva/titular Kogure.

Akagi Takenori

Ano: 3° ano
Numero da camiseta: 4
Altura: 1,97 cm
Peso: 90 kg
Posição: Pivô

-É apelidado de "Gori" (de Gorila) por Hanamichi e "Rei do garrafão" pelos amigos.

Fã de basquete desde criança o grandalhão Akagi é o capitão do time, seu sonho é conquistar o titulo do campeonato nacional com o Shohoku.

Dizem que ele estava em "time de um jogador só", pois no time não possuia jogadores do seu nível até o inicio do seu ultimo ano colegial quando entraram no time os calouros Rukawa e Sakuragi, Ryota do 2° ano que estava ausente no colegio e o veterano Mitsui, antigo jogador do time que retornou depois de longos dois anos.

Akagi possui dois rivais:

- Aota, seu amigo de infancia e lutador de judo do colegio, os dois sempre compentem para ver quem consegue mais titulos na suas carreiras.
- Uozumi - pivô do time Ryonan, seu rival no basquete.

Suas melhores técnicas são: o bloqueio "Matador de Moscas" e "Gorila Dunk"!

Obs: Meu favorito...
-------------------------------------------

Mitsui Hisashi

Ano: 3° ano
Numero da camiseta: 14
Altura: 1,84 cm
Peso: 70 kg
Posição: Ala-Armador

Chamado de "Mitchin" por Hanamichi

Mitsui em sua época de ginasio foi considerado o MVP (jogador mais valioso) do torneio nacional, depois de se formar muitos cólegios estava de portas abertas para ele, mas Mitsui preferiu ir para Shohoku onde seria treinado por Mitsuyoshi Anzai, um treinador que ele passou a admirar muito depois do torneio nacional no qual seu time foi campeão.

Logo no incio de seu 1° ano Mitsui se fere no joelho, depois de algumas tentativas e frustrações ele não aguenta e sai do time de basquete.

Nos anos que se passam Mitsui deixa o cabelo crescer, vira um delinquente e entra para a gangue do colegio no qual se torna lider.
Tendo inveja de Ryota por ele gostar de jogar basquete, Mitsui acaba brigando com ele e o mesmo vai parar no hospital, ficando um bom tempo longe do basquete.

Em outra ocasião o time todo de basquete se envolve com sua gangue querendo arrumar briga novamente com Ryota, mas Mitsui se arrepende quando o prof. Anzai surge dizendo que ainda há tempo de jogar basquete com o time Shohoku.

Sua melhores técnicas são a marcação e seus lances de 3 pontos.
---------------------------------------------------------------

Myagi Ryota

Ano: 2° ano
Numero da camiseta: 7
Altura: 1,68 cm
Peso: 59 kg
Posição: Armador

Chamado de "Ryo-chin" por Hanamichi

No inicio Myagi entrou no time de basquete pra ficar mais perto de Ayako (Aya-chan), ajudante do prof. Anzai, no qual ele é apaixonado.

Mesmo sua estatura sendo baixa Ryota é o mais rápido do time e o mais estrategista pois é o armador do time e uma de suas ambições é se tornar o melhor armador de Kanagawa.

Tem uma relação muito boa com Hanamichi e o restante da equipe, e consegue ter um bom entrosamento com todos do time, mas devido a uma briga inciada pela gangue de Mitsui, Ryota ficou um bom tempo hospitalizado sendo que nessa briga Mitsui perdeu dois dentes.
Ryota também era meio encrenqueiro (tipo Sakuragi), mas depois da confusão na quadra de basquete com a gangue de Mitsui resolveu dar um tempo e entrar de cabeça no basquete.

Suas principais técnicas são as estratégias, os passes e sua velocidade.
---------------------------------------------------

Kaede Rukawa

Ano: 1° ano
Numero da camiseta: 11
Altura: 1,87 cm
Peso: 75 kg
Posição: Ala

Chamado de "Kitsune" (Raposa japonesa) por Hanamichi

Sem sombra de duvida o "não-carismatico" e "frio" Rukawa é o "Ás " do time, passes, dribles, saltos perfeitos, consegue fazer pontos em qualquer canto da quadra, facilidade em lances de 3 pontos, etc...pô então o cara é fodão?! Sim, mas seu ponto negativo é sua individualidade; gosta de fazer tudo sozinho e isso implica em esforço em dobro ou seja cansaço mais rápido, e acaba que Rukawa não consegue ficar em quadra um jogo inteiro.

Vindo do cólegio Tomigaoka, Rukawa já era o demonio nas quadras e sua história de como conheceu Sakuragi já foi contada no inicio do tópico.

Deseja ir para os EUA, mas primeiro ele tem que se tornar o melhor jogador do japão, palavras ditas pelo prof. Anzai.

Acaba se tornando rival de Akira Sendoh, jogador do Ryonan. Sendoh foi o unico que conseguiu derrotar Ruakawa em quadra.

Suas principais técnicas são os dribles, e facilidade de fazer pontos, a maioria das vezes é o cestinha do time.
------------------------------------------------------------------

Hanamichi Sakuragi

Ano: 1° ano
Numero da camiseta: 10
Altura: 1,89.2 cm
Peso: 83 kg
Posição: Ala-Pivô

Chamado de "Do'aho" (completo idiota) por Rukawa

Sakuragi como jogador possui um físico e resitência impressionantes no qual ele nem mesmo sabe; em termos de técnicas apenas sabe o básico do básico, mas com o passar da série ele vai evoluindo de uma maneira absurda.

Apesar de se auto-entitular o "Gênio" (tensai) do basquete no começo não era bem assim, ele já foi apelidado por seus amigos de "Rei das faltas" pois todo jogo era expulso.
Hanamichi consegue aprender as técnicas muito rapidamente chegando a impressionar até jogadores e técnicos de outros times como no caso do Kainan e Ryonan.

(Já vi está foto antes...)

Suas técnicas principais são a facilidade de pegar rebotes (reboteiro Sakuragi), e também gosta de fazer enterradas, "Slam Dunks".

Os três melhores times de Kanagawa são:

Time Shoyo: Os 2 principais do time são o técnico e armador "Kenji Fujima" e o pivô "Toru Hanagata", ambos do 3° ano.

Time Kainan: Time que mais venceu nas competições de Kanagawa, já foi campeão 17 vezes consecutivas e é um dos 4 melhores times do torneio nacional.

Acredita-se que o atual time do Kainan é o melhor já montado dos últimos 10 anos.E quem move esse time é o jogador n° 1 de Kanagawa, Shinichi Maki!

Time Ryonan: Liderado pelo técnico Moichi Taoka o Ryonan é um dos 4 melhores times da região, e também como no Kainan, o atual time do Ryonan é um dos melhores que já existiu.

Os jogadores chaves do time são o gigante Uozumi e Pivô do time, o calado Fukuda é o Ala-Pivô, e a mega estrela do time e um dos melhores jogadores do japão Akira Sendoh que é o Ala do time.

Obs: Sou fã do Sendoh também...

Dados Técnicos:

* Slam Dunk foi criado pelo mestre Takehiko Inoue, que é também o autor do não menos famoso o mangá "Vagabond" e também Real.

* Fã assumido de basquete, Inoue criando Slam Dunk indiretamente foi um dos veículos a divulgar o basquete entre os japoneses.

* No Japão o mangá vendeu mais de 100 milhões de cópias, sua obra foi publicada pela editora Shueisha e publicado na revista Shonen Jump, contando com 31 volumes.

* A versão anime foi produzida pela Toei Animation, sua exibição teve início em 16 de outubro de 1993 a 23 de março de 1996 pela TV Asahi totalizando 101 episódios.

* Slam Dunk teve 4 OVA'S produzido entre 1994 e 1995.

* A história do anime vai até o mangá 22, sendo que do 23 ao 31 ainda não existe uma versão animada (que ainda rezo todos os dias para que aconteça algum dia...).

* Já viram algum semelhança de Sakuragi e Rukawa em Naruto e Sasuke?!

* Indiscutívelmente os uniformes dos times foram inspirados nos times da NBA:

- Shohoku - Chicabo Bulls (óbvio)
- Kainan - LA. Lakers
- Shoyo - Boston Celtics

* O mesmo vale para os jogadores, mas aí vai muito da opnião de cada um:

- Sakugari - Dennis Rodman
- Rukawa - Michael Jordan ou Kobe Bryant (meio difícil pois a época de Slam Dunk era ínicio dos anos 90)
- Akagi - Patrick Ewing
- Mitsui - Reggie Miller ou Scottie Pippen (esse era foda)
- Ryota - Isiah Thomas
- Maki - Magic Johnson
- Hiroshi Morishige (Meiho) - Shaquille O'Neal
- Sendoh - Charles Barkley?!
* mas existem muitos outros...

* A trilha sonora é muito boa e divertida, todas as openings e endings foram bem produzidas:

Abertura:
Kimi ga Suki da to Sakebitai - BAAD

Zettai ni Daremo - ZYYG

Encerramento:
Anata Dake Mitsumeteru - Ooguro Maki
Sekai ga Owaru Made wa - Wands (minha favorita):

Kirameku Toki ni Torawarete - Manish
My Friend - Zard
------------------------------------

Um dos meus episódios favoritos:

Bom pessoal realmente criar essa matéria foi cansativa mas muito satisfatória, gostaria de falar mais sobre a série, como o torneio nacional, personagens e outros times como o "soberano Sannoh, mas aí também perde a graça, pois quem ainda não viu (ou leu) ficaria furioso.

Aos poucos irei postar outras coisa para complementar esta matéria, como fichas, vídeos e fotos.

Obs: como todos já perceberam Slam Dunk é meu anime favorito, e a "puxação de saco" já está demais!

(Senhorine)

6 comentários:

  1. Um dos meus Anime preferidos.. Muito engraçado ..kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Massa mano, essa matéria do slam dunk, gostei muito!!
    Adoro slam dunk, atualmente estou revendo pela Sétima vez o anime ^^
    Se quiser me add no msn, é sempre bom ter um amigo fanático por slam dunk... :D
    Meu msn: moises-xd@hotmail.com
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. I recently came across your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I don't know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.

    Susan

    http://texasholdpoker.info

    ResponderExcluir
  4. Curti muito a comparação dos personagens com os jogadores!

    Não sei se a ideia veio de você, mas tirando o MJ-Rukawa, nenhum outro eu havia percebido a semelhança.

    Ótima matéria!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. quando eu assisto slam dunk me da vontade de chorar

    ResponderExcluir